Vista de Baependi – Data Provável 1870 Foto: Arquivo Público Mineiro

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM BAEPENDI


Importante descoberta Arqueológica em Baependi-MG
Artigo publicado site: Prefeitura Municipal de Baependi
1002339_698632763486317_717083331_n
(Foto: Departamento de Turismo e Meio Ambiente de Baependi)

Prezados baependianos é com entusiasmo que comunicamos a descoberta, feita por um produtor rural da cidade, de pinturas rupestres de povos indígenas que viveram na região no passado. Essa descoberta pode e muito auxiliar estudos e entendimento dos povos indígenas que habitaram a região e podem complementar estudos de sítios arqueológicos circunvizinhos como o do Parque Arqueológico de Andrelândia.
O sítio encontra-se intacto, a primeira prospecção realizada pelo sociólogo Marcelo Bessa, profissional esse formado pelo UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora e já atuou no Piauí e na região da Zona da Mata de Minas Gerais na escavação e em estudos de sítios arqueológicos relatou:   A análise preliminar do sítio, foi detectado, material lítico, sinalizações rupestres, petróglifos e pictoglifos. Metodologicamente será necessário uma abordagem com ênfase etnológico e arqueológica, procurando resgatar a história e a valorização da região, preservando seu patrimônio histórico, cultural e ambiental.”
È muito importante que a população mantenha esse patrimônio preservado e auxilie o Departamento de Turismo e Meio Ambiente na efetiva proteção legal e difusão da importância desse achado para a cidade. Por questões de manutenção e preservação do sítio arqueológico a localização ainda vai ser mantida em sigilo até que possamos ter efetivamente um mecanismo legal para a proteção do mesmo.
Esse é um importante atrativo que pode e muito complementar a atratividade de turistas e estudiosos a cidade. O departamento de Turismo e Meio Ambiente para tanto solicita a população baependiana ajuda com:
  • Relatos de possíveis outros sítios e pinturas rupestres existentes
  • Fotografias de peças como (Machadinhas, cerâmicas, pontas de Flechas e Pedras de Raio)
  • Relatos de cavernas e tocas que foram avistados indícios de populações indígenas
  • Histórias familiares de casamentos no Laço.
  • Relatos familiares sobre parentesco com indígenas
Todas essas informações serão de grande utilidade para a instauração de processo de tombamento do sítio arqueológico e de direcionamento de estudos para definição de quais eram esses grupos indígenas que viveram em nossa cidade.
Contamos com o apoio de todos!
Atencionsamente
Filipe Condé Alves
Chefe do Departamento de Turismo e Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário