Vista de Baependi – Data Provável 1870 Foto: Arquivo Público Mineiro

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ELIAS SALOMÉ - BANDO DOS CARIUNAS


O nome Cariúnas
Cariúnas é um nome de origem no idioma indígena (Tupy-Guarani) e significa "Aglomerado de negros". Este nome foi escolhido para o projeto em homenagem ao maestro Elias Salomé, que manteve na Rádio Inconfidência e na TV Itacolomy em Belo Horizonte, no final dos anos 50, um programa musical semanal, ao vivo, apresentado por cerca de 40 jovens de baixa renda que formavam o “Bando dos Cariúnas”. Tânia Cançado e Tércia Cançado, juntamente com seus irmãos (família Ferreira Leite), foram artistas mirins deste projeto sócio-cultural de Elias Salomé, e inspiraram-se nesta experiência para a idealização do Projeto Cariúnas.
Durante a década de 60, o “Bando dos Cariúnas” apresentou-se na TV Itacolomy e, posteriormente, na TV Belo Horizonte, no programa conhecido como “Clube do Pererê”. Liderado por Elias Salomé, os jovens músicos do “Bando dos Cariúnas” participavam com freqüência de outros eventos, shows e festas infantis de BH, e em clubes e cinemas das cidades do interior do Estado, a convite de famílias locais, que os acolhiam e os hospedavam em suas próprias residências.
Tânia Cançado, Idealizadora e Diretora Geral do Projeto Cariúnas, iniciou sua participação no “Bando dos Cariúnas” aos 9 anos de idade, cantando e tocando acordeon; posteriormente, vieram seus irmãos mais jovens, que tocavam percussão, acordeon e escaleta. Tânia participou do grupo por quase 1 década.
Elias Salomé foi um músico multi-instrumentista e compositor que proporcionou o ensino da música a dezenas de crianças de baixa renda em sua escola em BH, e que por muitos anos dedicou seu tempo ao ensino de vários instrumentos.  http://www.cariunas.org.br/

2 comentários:

  1. Meu nome é Sergio de Moraes Teixeira e também fui aluno de Elias Salomé, no mesmo tempo da Tania Cançado. Hoje moro no Rio de Janeiro. Eu era o "locutor" dos programas de televisão do maestro Elias na TV Itacolomi. Embora a foto esteja um pouco confusa, eu ali apareço tocando contrabaixo, atrás do acordeonista que está em pé, à esquerda. Por causa da orquestra, tive a oportunidade de viajar por todo o Estado de Minas Gerais, inclusive em Baependi onde tive a oportunidade de fazer serenatas junto com o Hominho.
    Para mim é uma satisfação enorme, aos 65 anos de idade, ter notícias tão boas de meus antigos e inesquecíveis amigos aí das montanhas...
    Parabéns pelo seu blog.
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, eu que agradeço, e peço autorização para publicar a sua mensagem no blog. Também gostaria se você (me desculpe a informalidade, pois para mim é uma honra ter recebido seu comentário, pois é gratificante saber que o meu trabalho lhe trouxe grandes recordações) tiver alguma foto que possa ser publicado e também se você puder escrever sua história para ser publicado no blog.
      Que Deus te abençoe e muito
      E sou muito grato.
      Sérgio Serva Rocha

      Excluir